Theodomir Rex Glorios Revisited

"Theodomir Rex Glorios Revisited" by Paulo César Silva

“Theodomir Rex Glorios Revisited” by Paulo César Silva
Porto, Portugal | February’15

Igreja de São Martinho de Cedofeita

According to tradition a monastery was founded here in the 6th century, by Theodomir, king of Suevi. It was the fulfillment of a promise, to cure an illness of his son. The construction of the church was very fast, which became known as “Cito Facta” [made early], currently Cedofeita. Theodomir and his son, Ariamir, were baptized here by São Martinho de Dume. Then they did the Catholic Christianity the official religion in the northwest of the Iberian peninsula – where was the kingdom of the Suevi.

The first written records of this church date back to 1087. At 12th century the church was completely rebuilt, and in 1742 there was the last reconstruction, changing its design to what we see today.

Originally posted in: Theodomir Rex Glorios

 

Advertisements

29 thoughts on “Theodomir Rex Glorios Revisited

  1. Pingback: fotocycle [142] dia de S. Martinho | na bicicleta
  2. É uma das melhores fotografias que tenho visto aqui! Está perfeita, com uma nitidez incrível, um reflexo perfeito e as tonalidades da noite em todo o seu esplendor! fiquei fascinada!!!
    1 bj

  3. Esta é uma das igrejas que obrigatoriamente queria fotografar.
    Mas depois de ver esta terrível e desmoralizadora fotografia desisti dessa ideia, vou-me limitar a olhar para esta obra de arte e engolir em seco. Sempre que passe perto daquela igreja, vou sentir uma terrível e agoniante dor de cotovelo.

  4. Perante isto, quer que eu faça vénia? Uma vénia daquelas que até se toca com a cabeça ao chão? Uma vénia daquelas que se faz perante a presença de um mestre? Uma vénia daquelas que se faz perante alguém com alta autoridade, como seria esse tal Theodomir?
    Queria, não queria? Pois não faço!
    Não faço porque perante isto, em vez de ter somente uma grande dor cotovelo, agora tenho uma dor em todas as articulações no corpo.
    Ai! Ai! Ai! Que não posso.
    Preciso que alguma menina jeitosa me venha fazer uma massagem no corpo todo.
    😀

  5. Ficou um espanto esta foto. Penso já a ter visto aqui , mas sem este impacto. Os reflexos que deduzo serem conseguidos por causa da chuva, foi uma mais valia.
    Parabéns!

  6. Uma imagem, que se vê perfeitamente, que não foi cedo feita… antes pela noite dentro… mas que foi muito bem feita… lá isso foi…
    Gosto bem mais desta versão… tem mais impacto visual… e aleluia… a arte vândala foi banida…
    Mas o que é que se passa à porta desse mosteiro? Passa um rio? É um lago? Tem um cano roto? Esse mosteiro sofre de incontinência?…
    De Verão ou de Inverno, tem sempre um mar de água, na frente… Só se vai lá com bóias, barco, galochas ou afins?…
    O reflexo está um espanto, e a iluminação fabulosa!…
    One of the very best!… Atenção, que não estou a chamar nomes a ninguém… Bah! A língua inglesa, também é muito traiçoeira…
    Abraço
    Ana

    • A arte vândala ainda existe,mas devido a foto ter sido tirada a noite, com ISO elevado, a arte está camuflada. Parece estranho, mas é verdade 🙂
      Quanto ao enorme e famoso lago de Cedofeita, é um fenómeno meteorológico que acontece quando chove … 😀
      Obrigado Ana

      • Então é isso… o mosteiro anda com uma nuvem negra atrás… quero dizer… à frente…
        Essa do ISO, é que me embrulhou o juízo… ninguém diz que as letras estão lá… vou tirar uma foto assim ao tecto da minha cozinha… para me convencer que não preciso de o pintar, afinal de contas… vamos a ver se resulta… se resulta para arte vândala… talvez resulte para não ver umas rachadelas com tinta a querer saltar… 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s