Igreja de São Martinho de Cedofeita
According to tradition a monastery was founded here in the 6th century, by Theodomir, king of Suevi. It was the fulfillment of a promise, to cure an illness of his son. The construction of the church was very fast, which became known as “Cito Facta” [made early], currently Cedofeita. Theodomir and his son, Ariamir, were baptized here by São Martinho de Dume. Then they did the Catholic Christianity the official religion in the northwest of the Iberian peninsula – where was the kingdom of the Suevi.
The first written records of this church date back to 1087. At 12th century the church was completely rebuilt, and in 1742 there was the last reconstruction, changing its design to what we see today.
Originally posted in: Theodomir Rex Glorios
Isso é mesmo qualidade de vida… um dia tb gostava de ter essa oportunidade 🙂
This is beautifully composed and shot. Bravissimo!
Thank you Mr Gunter! 🙂
Great capture
thank you!
É uma das melhores fotografias que tenho visto aqui! Está perfeita, com uma nitidez incrível, um reflexo perfeito e as tonalidades da noite em todo o seu esplendor! fiquei fascinada!!!
1 bj
Muito obrigado Rute! 🙂
Esta é uma das igrejas que obrigatoriamente queria fotografar.
Mas depois de ver esta terrível e desmoralizadora fotografia desisti dessa ideia, vou-me limitar a olhar para esta obra de arte e engolir em seco. Sempre que passe perto daquela igreja, vou sentir uma terrível e agoniante dor de cotovelo.
não me digas que esta ia ser a tão aguardada porta n.º 100 🙂
do lado esquerdo desta foto, na lateral da igreja, há uma porta muito famosa… não digo que seja a 100, mas devia ser retratada por ti!!! ela merece ser retratada pelo grande mestre das portas!!! 😀
Obrigado!!!
A porta 100 não vai ser lá. A porta principal já a conhecia, quanto à lateral vou prestar atenção.
Obrigado.
se olhares para a foto é a porta lateral do lado esquerdo – do lado da rua. tem o Agnus Dei (o Cordeiro de Deus) por cima da porta. mais info: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70398/
Perante isto, quer que eu faça vénia? Uma vénia daquelas que até se toca com a cabeça ao chão? Uma vénia daquelas que se faz perante a presença de um mestre? Uma vénia daquelas que se faz perante alguém com alta autoridade, como seria esse tal Theodomir?
Queria, não queria? Pois não faço!
Não faço porque perante isto, em vez de ter somente uma grande dor cotovelo, agora tenho uma dor em todas as articulações no corpo.
Ai! Ai! Ai! Que não posso.
Preciso que alguma menina jeitosa me venha fazer uma massagem no corpo todo.
😀
pois… pois… à menina jeitosa já fazias a vénia!!! vou ver se envio uma, e de bike para chegar mais rápido…
Obrigado! 😀
Passei o fim-de-semana à espera dela, tomei banhinho, lavei tudo muito bem lavado, até pensei em passar o dia dos namorados com ela… mas afinal, o senhor Paulo deixou-me ficar mal.
😀
pois foi… bem, sabes que de bike ainda demora um bocado… se calhar é melhor ela apanhar um taxi…
Perfect reflection!
Thank you!
Ficou um espanto esta foto. Penso já a ter visto aqui , mas sem este impacto. Os reflexos que deduzo serem conseguidos por causa da chuva, foi uma mais valia.
Parabéns!
Obrigado Manu.
Sim, o efeito é criado numa poça formada pela chuva!
Conseguiste apanhar o largo sem carros, o que não é fácil…
Eu tb tive essa sorte uma vez, mas de dia 😉
http://www.photoattraction.net/seeing-ghosts/
ao anoitecer é mais fácil apanhar a zona sem carros. se não estou errado eu acho que eles fecham o largo. 🙂
Encantadora esta foto da nostálgica e mui antiga igreja. Revisito-a todas as manhãs na minha pedalada para o trabalho.
sorte a tua 🙂
Obrigado!
Magnífico espelho de água.
A foto está divinal/única/rara!
Beijinhos.
Obrigado Elisa
Uma imagem, que se vê perfeitamente, que não foi cedo feita… antes pela noite dentro… mas que foi muito bem feita… lá isso foi…
Gosto bem mais desta versão… tem mais impacto visual… e aleluia… a arte vândala foi banida…
Mas o que é que se passa à porta desse mosteiro? Passa um rio? É um lago? Tem um cano roto? Esse mosteiro sofre de incontinência?…
De Verão ou de Inverno, tem sempre um mar de água, na frente… Só se vai lá com bóias, barco, galochas ou afins?…
O reflexo está um espanto, e a iluminação fabulosa!…
One of the very best!… Atenção, que não estou a chamar nomes a ninguém… Bah! A língua inglesa, também é muito traiçoeira…
Abraço
Ana
A arte vândala ainda existe,mas devido a foto ter sido tirada a noite, com ISO elevado, a arte está camuflada. Parece estranho, mas é verdade 🙂
Quanto ao enorme e famoso lago de Cedofeita, é um fenómeno meteorológico que acontece quando chove … 😀
Obrigado Ana
Então é isso… o mosteiro anda com uma nuvem negra atrás… quero dizer… à frente…
Essa do ISO, é que me embrulhou o juízo… ninguém diz que as letras estão lá… vou tirar uma foto assim ao tecto da minha cozinha… para me convencer que não preciso de o pintar, afinal de contas… vamos a ver se resulta… se resulta para arte vândala… talvez resulte para não ver umas rachadelas com tinta a querer saltar… 🙂