Where the legend began…

"Senhor do Padrão" by Paulo César Silva

“Senhor do Padrão” by Paulo César Silva
Matosinhos, Portugal | May’14

According the legend, it was here that the statue of “Bom Jesus de Bouças” was found; now known as “Senhor de Matosinhos.”

The statue of Christ crucified in life-size, according the legend was carved by Nicodemus. It gave to the Matosinhos’ coast in the early second century, without an arm. The arm also gave the coast, 40 years later. Since then, the “Bom Jesus of Bouças” [EN: Good Jesus of Bouças] was responsible for many miracles, and is celebrated on Tuesday after Pentecost (the next tuesday).

14 thoughts on “Where the legend began…

  1. Se eu disser que nunca fui a este sitio e até à própria zona da igreja do Bom Jesus de Matosinhos (nem sei se isto fica perto ou longe), parecerá muito mal?
    Se eu disser que as minhas visitas a Matosinhos resumem-se à marginal, mesmo junto à praia e pouco mais, parecerá muito mal?
    Por isso, para mim é uma enorme surpresa ver esta coisa que existe a “vinte e cinco passos” de minha casa.
    🙂

    Fotografia poderosa, onde o preto domina e até diria que é o destaque da fotografia. Uma fotografia que é mesmo a sua cara (não estou a querer dizer que tenha uma cara em forma de paralelepípedo :-P).

  2. Quando a lenda começou, não sei… porque não sou muito voltada para santos, talvez porque ache que os pecadores, têm mais encantos… e mais verdade, do que os primeiros…
    Agora, o que eu sei, é que por aqui já se fazem milagres em fotografia.
    Esta foto está magnífica, com uma luz incrível… tanto mais que foi tirada à noite.
    Tem um enquadramento perfeito… Para meu gosto, só teria tentado eliminar o edifício de linhas rectas à esquerda… ou a parte mais clara dele, que contrasta com as linhas do monumento… só a minha opinião.
    De resto, está tudo absolutamente perfeito.
    Grande trabalho, Paulo! Parabéns.
    Um abraço
    Ana

    • Obrigado Ana! realmente aquela varanda está a mais, mas eu não gosto de crop nas minhas fotos… manias! – 🙂 eu também acho que uns pecadozitos nunca fizeram mal a ninguém! mas sempre gostei de lendas de tempos antigos, assim consigo ver a magia do local!

Leave a Reply

